Postagens

Mostrando postagens de maio, 2005

INTRODUÇÃO À CRÍTICA LITERÁRIA

Por Rômulo Giácome Oliveira Fernandes O presente texto é um esboço resumido de algumas atitudes metodológicas que o Crítico deve possuir frente ao objeto estético verbal, levando em conta toda a diversidade de correntes críticas e variáveis metodológicas. 1. A crítica literária dividida em duas ações: (metodologia básica) a) Desdobrar a obra do ponto de vista dos “sentidos”, propondo releituras e revisões interpretativas, relatando estas leituras através de meta-textos; b) Averiguar e descrever a qualidade da obra segundo parâmetros centrais da crítica literária atual. Estas ações estão pautadas na estratégia e postura central da ciência TEORIA DA LITERATURA: a análise literária. Através desta, poderemos desmontar o texto, procurando diagnosticar os recursos / terminológicos logo abaixo citados. 2. A questão da qualidade: 2.1. A qualidade enquanto “constructo”; matéria verbal trabalhada de modo a propiciar as categorias centrais estudadas pela Teoria da Literatura

ANÁLISE CRÍTICA DOS AUTORES ÁRCADES: POR BOSI

ESTUDO DOS AUTORES PELA ÓTICA DE ALFREDO BOSI Professor. Rômulo Giácome O Fernandes “Mais de um fator contribuiu para que Cláudio Manuel da Costa fosse o nosso primeiro e mais acabado poeta neo-clássico”. (p. 61) 1. CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO) Com esta citação abrimos este estudo sobre os autores Árcades na obra História Concisa da Literatura Brasileira. Como prenúncio de uma possível valorização imediata de Cláudio, o adjetivo primeiro e mais acabado nos dão um detalhe peculiar. Cronologicamente, Cláudio foi o primeiro poeta de nossa geração neoclássica. Por outro lado, o acabamento dado aos seus versos, atribuíram-no o título de artesão-mor do período. Criticamente, estas marcas de juízo deixadas como pegadas por Bosi, serão mensuradas ao final desta resenha. De um modo geral, podemos avaliar Cláudio por sua configuração, detalhada abaixo: 1. SOBRIEDADE E CULTURA HUMANÍSTICA. Um quesito primordial para a confecção de uma poética neoclássica, é o reconhecimen

CONHEÇA O GRUPO TEOLITERIAS

Vc quer compartilhar suas idéias sobre arte e cultura? Receber informações, materiais e orientações sobre teoria literária, semiótica e pós-modernidade? Conheça um pouco mais sobre o grupo de pesquisa TEOLITERIAS. Abaixo veremos a justificativa do grupo, alguns temas centrais e os membros filiados com pesquisa em andamento. Professor Rômulo Giácome TEOLITÉRAS Justificativa O contexto científico da pesquisa em linguagens poéticas, apreciação crítica de obras literárias, aproximação semiótica das estruturas discursivas da arte e publicidade, seja visual, verbal e sonora, são realidades em ebulição. Cada vez mais estes estudos compartilham interesse am variadas áreas, desde a psicologia até o Marketing. Inclusive a própria teoria da literatura ganhou força nos últimos anos quando participou da compreensão científica da cultura e suas relações com a arte e a linguagem. (BLOOM, 1995) O grupo de pesquisa TEOLITÉRIAS procura engajar novas mentes em ebulição que possam conjuntas ao método c

ASPECTOS GERAIS DO ARCADISMO: Análise de Alfredo Bosi

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 41ª ed. São Paulo: ed. Cultrix, 1994. ASPECTOS ESTÉTICOS, ESTILÍSTICOS E TEMÁTICOS DO ARCADISMO ALFREDO BOSI Org. Prof. Rômulo Giácome O Fernandes - Atenuar os aspectos pesados e maciços do Barroco; A linguagem Barroca estava amarrada ao signo tanto quanto desvinculada ao princípio do gosto e da graça. Entendida como amaneiramento das formas e conteúdos. - Busca do Natural; Esquemas rítmicos mais graciosos; O verso buscou a melopéia quatrocentista de Sannazaro; A lira pastoril de Guarini; (influências medievais). - A incursão ao mundo do equilíbrio, perpetuou princípios como o claro, o racional, o regular e o verossímil; Na tentativa maior de arquitetar uma estética própria, o Arcadismo foi antes de tudo político e normativo; intentou formar uma concepção sobre a arte literária, reiterando ares de Poética; Re-inventou as fórmulas clássicas à sua maneira; (Neo-classicismo; Iluminismo) A estrutura do Arcadismo se dá