PÓS GRADUAÇÃO EM OURO PRETO - UNEOURO

TURMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO

Ministrei a disciplina de Processo de Colonização e Meio Ambiente (16 de Agosto, Ouro Preto)
A turma de Ouro Preto é uma turma experiente, acessível e simpática, efusiva ao conteúdo e extremamente participativa.

Em linhas gerais, o processo de colonização, em suas marcas regionais, deve levar em conta elementos econômicos, sociais e culturais, uma vez que a apropriação dos recursos naturais conduz à um modo de produção específico, estruturando uma sociedade cultural, com bases fincadas nos princípios deste modo de produção. Na pós foi possível perceber os grandes ciclos migratórios e suas consequências, desde o primeiro ciclo da borracha, o ciclo do ouro, o segundo ciclo da borracha e o ciclo da agricultura. Tanto nas antigas PIC´s quanto nos PA´s, o processo de apropriação, domínio e manutenção econômica da sociedade por meio da terra vive suas intempéries culturais. No entanto, o contexto colonizatório de Rondônia proporcionou uma situação sui generis, pois permitiu um forte avanço econômico e desenvolvimentista pela produção agrícola, circunstância não visível em estados como Roraima e Acre.


TURMA DE PÓS EM METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Ministrei a disciplina de Avaliação Educacional (27 de Setembro, Ouro Preto)

Esta turma é uma turma com excelente senso crítico, boa interação e muita vontade de profissionalizar cada vez mais a educação de ensino superior.



Em linhas gerais a avaliação deve ser vista como um instrumento complexo de diagnóstico e intervenção, onde a relação tempo / aplicação deve ser, na medida do possível, simultânea. A ação reguladora é uma forma interativa e eficaz de aplicação do conhecimento, pois permite a re-configuração do procedimento no momento da aplicação.

Os sujeitos do processo avaliativo devem estar configurados de forma dual e dialógica, onde cada um exerce seu papel, refletindo formas de ensinar e aprender. Assim, auto-avaliação é uma forma perfeita de auto-regulação, pois permite refletir sobre o que aprendemos e intervir, procurando melhores formas de aprender. Sugiro, como bibliografia para a avaliação no ensino superior, os textos:

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Como avaliar a aprendizagem. In: Estratégias de ensino-aprendizagem. 29ª ed. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens Porto Alegre: Artmed Editora, 1999

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